domingo, 29 de dezembro de 2013

Depoimento sobre leitura e escrita

Por:  Sara Sanz Lopez Fré

Lembro que quando era criança, meu pai, sempre falava que: “A educação é o bem mais precioso que os pais podem deixar para seus filhos”.

Na época nós éramos, em três filhas e o dinheiro era pouco, mas o que não podia faltar em casa eram os livros, todas as noites ele lia para nós, a leitura dava assas a imaginação, me recordo quando ganhamos uma coleção de livros de estórias infantis, foi o presente de aniversário das três.
Aquilo foi um presente maravilhoso, além da estória em si, também a tínhamos em formato de quadrinhos. Deveria ter uns sete ou oito anos, foi quando realmente tomei gosto pela leitura, graças a essa coleção além de incentivar a leitura, também me ajudou a trabalhar na escola com a parte artística, depois não parei mais de ler. Tenho esses livros até hoje, não me desfaço deles por nada. Na época existia além da coleção vaga-lume, o clube do livro, onde podíamos comprar os livros mais baratos.
Quando estava na escola, creio que no "primário", as editoras vinham fazer propaganda de seus livros, e por muitas vezes deixavam alguns livros para serem distribuídos para os alunos. A diretora presenteava os alunos esforçados com esses livros, em um determinado dia, justamente eu fui contemplada, lembro até hoje que o livro era sobre arqueologia, fiquei tão emocionada de ter ganho esse livro que o li e reli várias vezes, aliás tenho esse livro até hoje.
Depois na 6ª série, tive um professor de Português chamado Sérgio, ele falava que a cada 15 dias, não daria matéria se apresentássemos algum teatrinho. Algumas amigas e eu, sempre inventávamos fábulas e peças teatrais para que não tivéssemos aula, mal sabíamos que isso era um excelente aprendizado.
Outra passagem que me marcou muito referente a leitura, foi quando eu tinha uns 15 anos e me interessei muito por um livro recém lançado do autor J.J.Benítez, com o título Operação Cavalo de Tróia, sobre uma máquina do tempo, que volta na época da paixão de Cristo, infelizmente não pude comprar , mas depois de muitos anos tive a felicidade de ganhar das mãos da minha filha a coleção com 9 fascículos, mais que depressa os devorei.
A leitura, me ajudou também muito com o mundo da escrita, e como dizia Charles Elliot:“ Os livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores”.
Ler para mim, deve ser algo prazeroso, que nos transmita de tudo, que nos faz ser mais compreensivos e humanos, porque pode nos fazer rir e chorar ao mesmo tempo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Leitores

 
;